ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE LOURDES FRAGELLI.
Professoras: Sheila Weiverberg, Aline Araújo e Silvana Portilho
PROJETO INTERDISCIPLINAR, FEIRA DA SUSTENTABILIDADE.
TEMA: O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS: FAÇA SUA PARTE.
“Uso da regra dos 3rs reduzir, reutilizar e reciclar”.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos, após pensarmos em reduzir podemos procurar reutilizar coisas antes de jogá-las fora, depois de atitudes de reduzir e reutilizar é hora de pensar em reciclar. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais. Portanto devemos diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos reutilizar tudo o que pudermos e então reciclar. É importante observar a seqüência lógica dos 3rs: primeiro reduzir, depois reutilizar e por fim reciclar. Segundo Argerich (2004) desenvolvimento sustentável é definido como aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações terem suas próprias necessidades, isto é utilizar recursos naturais sem comprometer sua produção, tirar proveito da natureza sem devastá-la e buscar a melhoria da qualidade de vida à sociedade, isto é fazer uso das regras dos 3rs.
OBJETIVOS:
• Conhecer a realidade e a importância da biodiversidade para desenvolver a consciência ecológica.
• Conhecimento da realidade ambiental de nossa cidade, estado, país e planeta.
• Envolver todas as disciplinas na busca por estratégias para a utilização responsável dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.
• Proporcionar atividades que possibilitem o aluno refletir e assumir atitudes concretas em defesa da vida.
• Perceber a importância do uso dos 3rs no nosso cotidiano.
• Educar para o racionamento responsável: reciclar, reutilizar e reduzir.
JUSTIFICATIVA
Analisando a situação do planeta terra hoje se vê necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao meio ambiente por conta da vida moderna. A escola Maria de Lourdes Fragelli tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que nossos alunos estão inseridos como a questão da importância do desenvolvimento sustentável e da utilização da regra dos três rs, a feira se justifica pela importância que um estudo aprofundado, que coloca em debate a questão da sustentabilidade, do lixo e da reciclagem, tem para a formação de cidadãos conscientes em relação ao futuro para qual caminha o nosso planeta.
ABRANGÊNCIA - DISCIPLINAS E CONTEÚDOS CONCEITUAIS.
-Discussões sobre o que é considerado lixo.
-Pesquisas sobre o que é desenvolvimento sustentável.
-Discussões sobre o que é a regra do uso dos 3rs (cartazes, trabalhos escritos, pesquisas, etc).
-Produção de frases, cartazes, desenhos e textos sobre o lixo e a regra dos 3rs.
-Estudo do que é a coleta seletiva, e a separação do lixo pela cores das lixeiras.
-Reciclagem de material para produção de artesanato ou brinquedos com sucatas.
-Pesquisa com os alunos sobre os diferentes tipos de lixos, exemplo lixo domiciliar, lixo hospitalar, etc.
-Entrevista com a enfermeira no posto de saúde para saber qual é o destino dado ao lixo hospitalar que é produzido em nossa comunidade.
-Demonstrar a importância da reciclagem através de atividades de pesquisa e atividades em que se trabalhe a reciclagem.
- Atividades com música que envolva a temática do projeto.
- Recortes e colagens sobre o lixo e reciclagem.
- Atividades diversificadas com a temática do projeto como: Cruzadinhas, caça-palavras etc.
- Experiências.
- Desenhos livres e de observação.
-Vídeos que abordem o tema.
- Dramatizações
- Leituras e interpretação de texto sobre o tema
.
- Estatísticas e problemas matemáticos ligado ao tema.
ATIVIDADES CONCRETAS
- Visita ao aterro sanitário: características do aterro e sua localização.
- Palestras com relação ao tema.
- Palestra com enfermeira sobre lixo hospitalar e com agrônomo sobre o lixo das produções agrícolas.
- Assistir filmes ligados ao tema.
- Melhoramento da horta.
AVALIAÇÃO:
Será considerado satisfatório se os alunos demonstrarem envolvimento participativo nas atividades propostas relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade, identificando-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação consciente, criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, compreendendo que a sustentabilidade do planeta é um problema de todos e uma realidade que pode ser transformada.
Muito interessante essa projeto.
ResponderExcluir