domingo, 27 de outubro de 2013

Conhecendo os animais da fazenda.

PROJETO: OS ANIMAIS DA FAZENDA

Escola Municipal Maria de Lourdes Fragelli.
Professora: Sheila Weiverberg.1º ano do ensino fundamental

Período de desenvolvimento: Setembro de 2013

OBJETIVOS:

Geral: Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.

Específicos:
  • Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  •  Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  •  Incentivar o respeito à natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo suas características, onde vivem e para que servem;
  •  Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
  •  Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
  • Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) com ligação com a temática do projeto;
  • Escolher livros sobre animais da fazenda para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
JUSTIFICATIVA:
            Os animais despertam o interesse natural das crianças, em geral, contam com várias informações relativas a ele. A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano  (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.   É desta forma que percebemos que tudo o que fazemos interfere no meio ambiente, desde o que comemos o que vestimos, onde moramos como nos relacionamos com plantas, animais e com os outros. É preciso entender a importância do meio em nossa vida. 

DISCIPLINAS:
  • Língua portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • Artes;
  • Eixo terra, vida e trabalho.
METODOLOGIA
  1. Roda de conversas;
  2. Aula Passeio para conhecer os animais de uma fazenda;
  3.  Colagens;
  4.   Pintura com guache;
  5.  Músicas relacionada ao tema;
  6.   Histórias relacionadas ao tema;
  7.   Dobraduras;
  8.  Pesquisa feita com os pais trazendo curiosidades sobre os animais;
  9.   Elaboração de cartazes, álbuns, painéis, etc.
  10. Atividades matemática relacionadas com os animais da fazenda.
  11. Produção de listas e frases com a temática.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá contínua, através da observação diária do desempenho dos alunos em suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem; nas relações e manifestações com os colegas e professores. Nas atitudes positivas ou negativas com relação às atividades e na capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo.

FOTOS DO PASSEIO NA FAZENDA















“Há escolas que são gaiolas, há escola que são asas”.(Rubem Alves)




Um comentário: