terça-feira, 29 de outubro de 2013

ESCOLA GIL NORBERTO SANTA ROSA LOPES

No dia 09 de maio de 2013, os alunos do 1º ano, sob a coordenação da professora titular Célia Bonfim Ortega, homenagearam suas mães através de acrósticos, poesia, músicas e slides, demonstrando todo amor, carinho e emoção.
Mãe o melhor presente que Deus nos deu.”

   Do dia 02 a 06 foi realizado com a turma do 1º ano

    trabalhos relacionado à Independência do Brasil com 

   os alunos do 1ª ano/ professora Célia.

    Dramatização da história da Independência do Brasil e música de Rogério Azeredo        “ um tal de D. Pedro."






        Do dia 09 a 13/09 foi realizado o trabalho “fundo do mar” com os alunos    
     do 1º  ano/ professora Célia, integrando dois componentes curriculares:    
    
  livro do PNLD/ obras complementares e livro didático.
  • Conhecer algumas curiosidades sobre os animais;
  • Conhecer o ambiente aquático.
  • Estabelecer comparação entre espécies da fauna e flora marinha através da observação de imagens e vídeos.
  •  Ampliar conhecimentos acerca da vida no mar.
  • Representar por meio de desenhos, plantas e animais aquáticos.     
    Livro do PNLD/ obras complementares:
  
  Todas as cores do mar

  O mundinho azul
  
  A joaninha que perdeu as pintinhas



  A ESCOLINHA DO MAR.
PROCURANDO NEMO.
JOGO DA MEMÓRIA .





Painel: Curiosidades sobre os animais marinhos.




PROJETO : O GRANDE RABANETE

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Gil Norberto Santa Rosa Lopes.


TURMA: 1º ano A (24 alunos).


PROFESSORA REGENTE: Célia Bonfim Ortega


ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.


3-TÍTULO DO PROJETO: História com acumulação (O grande rabanete).


4- CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Interdisciplinar


5. DESCRIÇÃO GERAL.
JUSTIFICATIVA
Aproveitando que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, será trabalhado a historia de acumulação: O grande rabanete. Por ser prazerosa e repetitiva, desenvolvendo autonomia e proporcionando momentos de risos, assim como novos conhecimentos.


CONTEÚDO:
  • Linguagem oral, leitura e escrita;
  • Interpretação oral e escrita;
  • Produção textual;
  • Germinação;
  • Dramatização;
  • Valores;
  • Raciocínio Lógico;
  • Números e quantidades;
  • Sequencia lógica;


OBJETIVO GERAL:
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário, organização de pensamentos e autonomia na contação de histórias.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Conhecer o livro: O grande rabanete;
  • Conhecer a autora Tatiana Belinky;
  • Contar história – ilustração/personagem;
  • Relacionar ilustração e texto;
  • Ordenar os personagens da história
  • Escrever nomes dos personagens da história (treinamento da escrita);
  • Produzir textos (desenho e escrita);
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
  • Conhecer o princípio do ciclo de vida de uma planta;
  • Resgatar a importância dos valores.


METODOLOGIA
  • Conhecer o livro:
  • Falar sobre a autora;
  • Contar história – ilustração/personagem;
  • Relacionar ilustração e texto;
  • Levar os alunos na sala de tecnologia para falar um pouco sobre o rabanete;
  • Degustação do rabanete;
  • Ordenar os personagens da história;
  • Escrever nomes dos personagens da história (treinamento da escrita);
  • Listar nomes dos personagens;
  • Ler trechos da história (começar a frase e pedir para os alunos terminarem);
  • Cartaz dos personagens;
  • Confeccionar material para dramatização da história (rabanete e horta);
  • Ilustração;
  • Pintura e recorte dos personagens;
  • Sequencia da história;
  • Produção textual (desenho e escrita)
  • Jogo da memória e jogo dos personagens;
  • Quantidade, problemas, tamanho (maior, menor, grande/pequeno)
  • Plantação do rabanete;


RECURSOS: Pen drive, aparelho de som, folha sulfite, Xerox, cartolina, cartazes, imagens, semente de rabanete, rabanete, CD, imagens , dado, canudo, revistas, livros de histórias, TNT, papel manilha, data show, computadores e músicas.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser durante toda a realização das atividades, observando a participação nas atividades e nos debates, assim como as análises gramaticais. Observar a disposição do grupo de ouvir e contar historias e de compartilhar um espaço de expressão entre crianças e adultos, por meio da contação de historias.


6. TECNOLOGIAS UTILIZADAS: Máquina fotográfica, computador, data show, pen drive, aparelho de som.

7. COMENTÁRIOS
Trabalhar com esse projeto foi muito gratificante, por ser uma história, de enredo simples, tem como atrativo principal a forma: é narrada como um conto cumulativo — forma que encanta e diverte a garotada, além de representar um excelente treino de memória. As frases — simples — são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, serve-se de recursos originais, como a repetição. Além do aspecto lingüístico, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano: a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima. É um dos tipos de leituras que mais gostam, e também é gostoso de ler para elas.

SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA.

  
 DEGUSTAÇÃO DO RABANETE.





 ESCRITA DOS PERSONAGENS.



   
 CONFECÇÃO DOS RABANETES



 DRAMATIZAÇÃO







PRODUÇÃO DE TEXTO ( DESENHO)




JOGO DA MEMÓRIA
JOGO DA MEMÓRIA DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA:
O GRANDE RABANETE”.
Regras do jogo:
a) 6 a 10 pares de cartas; (figura/figura, figura/letra inicial,figura/sílaba).
b) Organizar os alunos em duplas. Orientar os alunos a colocar as cartelas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhá-las. Pedir que decidam a ordem de jogar.
c) Orientar cada aluno, na sua vez, a desvirar duas cartas. Se as cartas forem iguais, forma-se um par. O aluno fica com as cartas e continua a jogar. Se as cartas forem diferentes, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.
d) Ganha quem formar o maior número de pares. O jogo da memória pode ser adaptado para trabalhar o conteúdo que esteja desenvolvendo.
Objetivos:
·          Relacionar imagem com escrita;
·          Relacionar imagem com a letra inicial;
·          Relacionar imagem com a primeira sílaba;
·          Desenvolver a criatividade;
·           Ampliar o conhecimento sobre a escrita.
É importante introduzir os jogos com as crianças mostrando que há regras e combinados que devem ser seguidos enquanto jogamos. Neste jogo deu para trabalhar a escrita do nome dos personagens da história, enfatizando  as letras iniciais e sílabas.

 A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Nesse sentido, os jogos se mostram grandes aliados dos professores por despertar a curiosidade e o prazer pela atividade  tendo como estratégia o lúdico no espaço da sala de aula.  







Jogo dos personagens (sequencia dos personagens e dezenas)
MATERIAL: PERSONAGENS, DADOS E CANUDOS.
FORMAÇÃO: EM DUPLAS
DESENVOLVIMENTO: CADA CRIANÇA, NA SUA VEZ, JOGA O DADO E "COMPRA" A QUANTIDADE DE CANUDOS DE ACORDO COM O NÚMERO DO DADO.
SEMPRE QUE AGRUPAR 10 CANUDOS, PODERÁ TROCÁ-LOS POR UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA, OBEDECENDO A SEQUÊNCIA DA MESMA: VOVÔ, VOVÓ, NETA, CACHORRO, GATO E RATO. APÓS A COMPRA DO RATO, PODERÁ ADQUIRIR O RABANETE.
SERÁ CONSIDERADA VENCEDORA A CRIANÇA QUE PRIMEIRO CONSEGUIR "COMPRAR" O RABANETE.







SEMEANDO O RABANETE .







VISITA À HORTA DA ESCOLA EUFRAZIA FAGUNDES MARQUES E COLHEITA DOS RABANETES.







2 comentários:

  1. Parabéns professora Célia! Professores com você que fará a diferença na vida de nossas crianças...

    ResponderExcluir
  2. "A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." ( Albert Eisntein )

    ResponderExcluir