No
dia 09 de maio de 2013, os alunos do 1º ano, sob a coordenação da
professora titular Célia Bonfim Ortega, homenagearam suas mães
através de acrósticos, poesia, músicas e slides, demonstrando todo
amor, carinho e emoção.
“Mãe
o melhor presente que Deus nos deu.”
Do
dia 02 a 06 foi realizado com a turma do 1º ano
trabalhos
relacionado à Independência do Brasil com
os alunos do 1ª ano/
professora Célia.
Dramatização
da história
da Independência do Brasil e música de Rogério Azeredo “ um tal de
D. Pedro."
Do
dia 09 a 13/09 foi realizado o trabalho “fundo do mar” com os
alunos
do 1º ano/ professora Célia, integrando dois componentes
curriculares:
livro do PNLD/ obras complementares e livro didático.
- Conhecer algumas curiosidades sobre os animais;
- Conhecer o ambiente aquático.
- Estabelecer comparação entre espécies da fauna e flora marinha através da observação de imagens e vídeos.
- Ampliar conhecimentos acerca da vida no mar.
- Representar por meio de desenhos, plantas e animais aquáticos.
Livro
do PNLD/ obras complementares:
Todas
as cores do mar
O
mundinho azul
A
joaninha que perdeu as pintinhas
A ESCOLINHA DO MAR.
PROCURANDO NEMO.
JOGO DA MEMÓRIA .
Painel:
Curiosidades sobre os animais marinhos.
PROJETO : O GRANDE RABANETE
IDENTIFICAÇÃO
DO LOCAL: Escola Municipal Gil Norberto Santa Rosa Lopes.
TURMA:
1º ano A (24 alunos).
PROFESSORA
REGENTE: Célia Bonfim Ortega
ÁREA
DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História
e Geografia.
3-TÍTULO
DO PROJETO: História com acumulação (O grande rabanete).
4-
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Interdisciplinar
5.
DESCRIÇÃO GERAL.
JUSTIFICATIVA
Aproveitando
que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de
concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria
linguagem, será trabalhado a historia de acumulação: O grande
rabanete. Por ser prazerosa e repetitiva, desenvolvendo autonomia e
proporcionando momentos de risos, assim como novos conhecimentos.
CONTEÚDO:
- Linguagem oral, leitura e escrita;
- Interpretação oral e escrita;
- Produção textual;
- Germinação;
- Dramatização;
- Valores;
- Raciocínio Lógico;
- Números e quantidades;
- Sequencia lógica;
OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar
momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário,
organização de pensamentos e autonomia na contação de histórias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Conhecer o livro: O grande rabanete;
- Conhecer a autora Tatiana Belinky;
- Contar história – ilustração/personagem;
- Relacionar ilustração e texto;
- Ordenar os personagens da história
- Escrever nomes dos personagens da história (treinamento da escrita);
- Produzir textos (desenho e escrita);
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Conhecer o princípio do ciclo de vida de uma planta;
- Resgatar a importância dos valores.
METODOLOGIA
- Conhecer o livro:
- Falar sobre a autora;
- Contar história – ilustração/personagem;
- Relacionar ilustração e texto;
- Levar os alunos na sala de tecnologia para falar um pouco sobre o rabanete;
- Degustação do rabanete;
- Ordenar os personagens da história;
- Escrever nomes dos personagens da história (treinamento da escrita);
- Listar nomes dos personagens;
- Ler trechos da história (começar a frase e pedir para os alunos terminarem);
- Cartaz dos personagens;
- Confeccionar material para dramatização da história (rabanete e horta);
- Ilustração;
- Pintura e recorte dos personagens;
- Sequencia da história;
- Produção textual (desenho e escrita)
- Jogo da memória e jogo dos personagens;
- Quantidade, problemas, tamanho (maior, menor, grande/pequeno)
- Plantação do rabanete;
RECURSOS:
Pen drive, aparelho de
som, folha sulfite, Xerox, cartolina, cartazes, imagens, semente de
rabanete, rabanete, CD, imagens , dado, canudo, revistas, livros de
histórias, TNT, papel manilha, data show, computadores e músicas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação deverá ser durante toda a realização das atividades,
observando a participação nas atividades e nos debates, assim como
as análises gramaticais. Observar a disposição do grupo de ouvir
e contar historias e de compartilhar um espaço de expressão entre
crianças e adultos, por meio da contação de historias.
6.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS: Máquina fotográfica, computador, data
show, pen drive, aparelho de som.
7. COMENTÁRIOS
Trabalhar
com esse projeto foi muito gratificante, por ser uma história,
de enredo simples, tem como atrativo principal a forma: é
narrada como um conto cumulativo — forma que encanta e diverte a
garotada, além de representar um excelente treino de memória.
As frases — simples — são bastante adequadas aos que se iniciam
na leitura, serve-se de recursos originais, como a repetição. Além
do aspecto lingüístico, é possível explorar, por meio da
narrativa, o lado humano: a questão da solidariedade, da
cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima.
É um dos tipos de leituras que mais gostam, e também é gostoso de
ler para elas.
SEQUÊNCIA
DA HISTÓRIA.
DEGUSTAÇÃO
DO RABANETE.
ESCRITA DOS PERSONAGENS.
CONFECÇÃO
DOS RABANETES
DRAMATIZAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO ( DESENHO)
JOGO DA
MEMÓRIA
JOGO DA
MEMÓRIA DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA:
“O GRANDE RABANETE”.
Regras do jogo:
a) 6 a 10 pares de cartas; (figura/figura,
figura/letra inicial,figura/sílaba).
b) Organizar os alunos em duplas. Orientar os
alunos a colocar as cartelas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhá-las.
Pedir que decidam a ordem de jogar.
c) Orientar cada aluno, na sua vez, a desvirar duas
cartas. Se as cartas forem iguais, forma-se um par. O aluno fica com as cartas
e continua a jogar. Se as cartas forem diferentes, não se forma par. O aluno
deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.
d) Ganha quem formar o maior número de pares. O
jogo da memória pode ser adaptado para trabalhar o conteúdo que esteja
desenvolvendo.
Objetivos:
·
Relacionar imagem
com escrita;
·
Relacionar imagem
com a letra inicial;
·
Relacionar imagem
com a primeira sílaba;
·
Desenvolver a
criatividade;
·
Ampliar o
conhecimento sobre a escrita.
É importante introduzir os jogos com as crianças mostrando que há regras
e combinados que devem ser seguidos enquanto jogamos. Neste jogo deu para
trabalhar a escrita do nome dos personagens da história, enfatizando as letras iniciais e sílabas.
A criança necessita de estímulos
e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Nesse
sentido, os jogos se mostram grandes aliados dos professores por despertar a
curiosidade e o prazer pela atividade tendo como estratégia o lúdico
no espaço da sala de aula.
Jogo dos
personagens (sequencia dos personagens e dezenas)
MATERIAL: PERSONAGENS, DADOS E CANUDOS.
FORMAÇÃO: EM
DUPLAS
DESENVOLVIMENTO: CADA CRIANÇA, NA SUA VEZ, JOGA O DADO E "COMPRA" A
QUANTIDADE DE CANUDOS DE ACORDO COM O NÚMERO DO DADO.
SEMPRE QUE AGRUPAR 10 CANUDOS,
PODERÁ TROCÁ-LOS POR UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA, OBEDECENDO A SEQUÊNCIA DA
MESMA: VOVÔ, VOVÓ, NETA, CACHORRO, GATO E RATO. APÓS A COMPRA DO RATO, PODERÁ
ADQUIRIR O RABANETE.
SERÁ CONSIDERADA VENCEDORA A CRIANÇA
QUE PRIMEIRO CONSEGUIR "COMPRAR" O RABANETE.
Parabéns professora Célia! Professores com você que fará a diferença na vida de nossas crianças...
ResponderExcluir"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." ( Albert Eisntein )
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