ATIVIDADE DO PACTO.
ESCOLA MUNICIPAL MARIA
DE LOURDES FRAGELLI –
PROFESSORA:
SHEILA WEIVERBERG.
CONTEÚDO:
O ar.
DISCIPLINAS:
Língua Portuguesa e ciências.
OBJETIVOS:
·
Saber que não existe vida sem o ar.
·
Compreender a importância do recurso
natural o ar.
·
Promover a interdisciplinaridade através
do tem gerador o ar
PROCEDIMENTOS:
·
Leitura do livro “Pra que serve o ar?”. (Livrinho da caixa do acervo do 1º ano)
·
Recontar oralmente a historinha.
·
Ilustrar e apresentar o trabalho para
turma.
·
Ditado de palavras que aparecem no
texto.
·
Confecção de um jogo em que se associa
frase a imagens que aparecem ao texto.
·
Construção de cata-vento.
·
Construção e observação da biruta.
·
Construção de um exemplo de pulmão, para
ver o movimento, entrada e saída de ar.
RECURSOS:
1. Livro.
2. Folha
sulfite
3. Lápis
de cor.
4. Livro
de recorte.
5. Cola
e tesoura.
6. Cartolina.
7. Palito
de churrasco.
8. Fita
adesiva.
9. TNT.
10. Cabo
de vassoura.
11. Arame.
12. Litro
descartável.
13. Balão
14. Canudo.
AVALIAÇÃO:
Avaliação continua durante o desenvolvimento das
atividades e através dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
Essas
atividades foram desenvolvidas ao longo de uma semana de aula, foi iniciada a
primeira aula com a seguinte experiência os alunos deveriam fechar o nariz e a
boca para ver quanto tempo ficariam sem respirar, o resultado foi rápido, em
instantes todos desistiram, foram abordadas algumas perguntas, por exemplo, por
que não conseguimos ficar com o nariz e a boca fechada, os alunos logo
responderam, por que precisamos do ar, precisamos respirar, houve outras
perguntas do gênero e os alunos foram respondendo e participando da aula. Em
seguida foi perguntado para que utilizamos o ar, os alunos foram falando e
dando exemplos. Realizamos a leitura do livro PRA QUE SERVE O AR? Exploramos as
imagens, os alunos recontaram. Depois fizeram a ilustração do livro,
apresentaram para turma explicando tudo o que haviam desenhado. A próxima
atividade foi um ditado com palavras que estavam no livro.
Posteriormente
foi construído a biruta, explicado qual é a sua utilidade, onde podemos
encontrar uma biruta, após a construção instalamos a biruta no pátio da escola
e a observemos, trabalhando posição do ar, etc.
Logo
após foi confeccionado um jogo com recorte e colagens em que haviam as figuras
que apareciam na história e as frases descrevendo as figuras, assim os alunos
deveriam fazer a associação entre as imagens e a leitura.
Em
seguida fizemos a construção do cata-vento, trabalhando as formas geométricas
na construção do cata-vento. A próxima atividade foi à confecção de um modelo
de pulmão, os alunos observaram como o ar entra e sai, qual é o movimento que o
pulmão realiza.
Ilustração da história
Construção e utilização do cata-vento
Construção e observação da biruta.
Assim atingimos os objetivos desse planejamento, foi um ciclo de aulas prazerosas em que trabalhamos de forma interdisciplinar um conteúdo que faz parte do currículo anual.
Parabéns Professora Sheila!
ResponderExcluir