domingo, 6 de outubro de 2013

Ar Para que Serve o Ar?

ATIVIDADE DO PACTO.
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE LOURDES FRAGELLI –

PROFESSORA: SHEILA  WEIVERBERG.

CONTEÚDO: O ar.

DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e ciências.

OBJETIVOS:
    ·         Saber que não existe vida sem o ar.
    ·         Compreender a importância do recurso natural o ar.
    ·         Promover a interdisciplinaridade através do tem gerador o ar

PROCEDIMENTOS:
    ·         Leitura do livro “Pra que serve o ar?”. (Livrinho da caixa do acervo do 1º ano)

   ·         Recontar oralmente a historinha.
   ·         Ilustrar e apresentar o trabalho para turma.
   ·         Ditado de palavras que aparecem no texto.
   ·         Confecção de um jogo em que se associa frase a imagens que aparecem ao texto.
   ·         Construção de cata-vento.
   ·         Construção e observação da biruta.
   ·         Construção de um exemplo de pulmão, para ver o movimento, entrada e saída de ar.


RECURSOS:
   1.      Livro.
   2.      Folha sulfite
   3.      Lápis de cor.
   4.      Livro de recorte.
   5.      Cola e tesoura.
   6.      Cartolina.
   7.      Palito de churrasco.
   8.      Fita adesiva.
   9.      TNT.
   10.  Cabo de vassoura.
   11.  Arame.
   12.  Litro descartável.
   13.  Balão

   14.  Canudo.

AVALIAÇÃO:
Avaliação continua durante o desenvolvimento das atividades e através dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Essas atividades foram desenvolvidas ao longo de uma semana de aula, foi iniciada a primeira aula com a seguinte experiência os alunos deveriam fechar o nariz e a boca para ver quanto tempo ficariam sem respirar, o resultado foi rápido, em instantes todos desistiram, foram abordadas algumas perguntas, por exemplo, por que não conseguimos ficar com o nariz e a boca fechada, os alunos logo responderam, por que precisamos do ar, precisamos respirar, houve outras perguntas do gênero e os alunos foram respondendo e participando da aula. Em seguida foi perguntado para que utilizamos o ar, os alunos foram falando e dando exemplos. Realizamos a leitura do livro PRA QUE SERVE O AR? Exploramos as imagens, os alunos recontaram. Depois fizeram a ilustração do livro, apresentaram para turma explicando tudo o que haviam desenhado. A próxima atividade foi um ditado com palavras que estavam no livro.
Posteriormente foi construído a biruta, explicado qual é a sua utilidade, onde podemos encontrar uma biruta, após a construção instalamos a biruta no pátio da escola e a observemos, trabalhando posição do ar, etc.
Logo após foi confeccionado um jogo com recorte e colagens em que haviam as figuras que apareciam na história e as frases descrevendo as figuras, assim os alunos deveriam fazer a associação entre as imagens e a leitura.
Em seguida fizemos a construção do cata-vento, trabalhando as formas geométricas na construção do cata-vento. A próxima atividade foi à confecção de um modelo de pulmão, os alunos observaram como o ar entra e sai, qual é o movimento que o pulmão realiza. 
Ilustração da história
Construção e utilização do cata-vento

Construção e observação da biruta.

Assim atingimos os objetivos desse planejamento, foi um ciclo de aulas prazerosas em que trabalhamos de forma interdisciplinar um conteúdo que faz parte do currículo anual.

"Uma ideia pode transformar-se em pó ou magia, dependendo do talento que nela tocar" (Willian Bernbach)



Um comentário: