ATIVIDADE DO PACTO.
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM
MOREIRA LOPES.
PROFESSORA: VERA LUCIA DA SILVA
MACHADO.
ANO:1ºC.
PROJETO
DA METAMORFOSE DAS BORBOLETAS.
Trabalhando com o poema: As borboletas de Vinicius de Moraes.
Projeto - Metamorfose da Borboleta
PROJETO INTERDISCIPLINAR
DURAÇÃO: 15
dias.
PERÍODO: Outubro
TODA LAGARTA VIRA BORBOLETA?
OBJETIVOS:
Entender a importância da borboleta para a natureza.
Compreender a sua relação com o meio;
Perceber o ciclo da vida;
Despertar a curiosidade para a pesquisa e a observação.
Investigar a vida das borboletas;
Identificar as características e seu o ambiente;
Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente;
Identificar as etapas de transformação de uma borboleta;
Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por
meio de Pesquisa Científica;
Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou
desenhos;
Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos
grupos;
Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à
comunidade escolar;
CONTEÚDOS:
Ciências – Insetos (observação da metamorfose completa).
Português – Texto; relatório; poesia.
Matemática – Tempo; tamanho; quantidade; peso; variação.
História – Conceitos; características e curiosidades.
Geografia – Lugares de melhor reprodução
1º Dia:
· Desenharei uma borboleta gigante no papel metro e
escrever o poema dentro dele;
· Levarei o cartaz ainda sem ilustrá-lo para a
classe;
· Irei ler o poema em voz alta para
as crianças "As Borboletas" de Vinícius de Moraes (várias vezes)
chamando à atenção das crianças para a sonoridade das palavras; destacando as
rimas;
· Questionarei com as crianças:
- Qual o
título do poema?
- Quem
escreveu?
- Fala do que? (levantarei os
conhecimentos prévios das crianças sobre as cores do mundo)
- Falarei
que se trata de mais um poema de Vinicius de Moraes e que por alguns
dias estaremos trabalhando com esse poema. De (Vinicius de Moraes ,as borboletas).
· Farei a leitura do
poema novamente para as crianças apontando as palavras – distribuirei papéis
coloridos para as crianças e solicitarei que usando moldes para que
risquem e decorem as suas próprias borboletas para colarmos no cartaz;
2º Dia: Conhecendo a estrutura do poema/Ensaio de
leitura e escrita:
- Solicitarei que os alunos leiam
novamente a poesia, para tanto os orientarei a lerem da seguinte forma:
meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira
(irei alternando). Observarei a entonação da voz dos alunos durante a
leitura. Chamar à atenção para as rimas.
Questionarei sobre o que eles
perceberam no poema:
Como ele está escrito?
Suas frases vão até o final da linha?
Como são chamadas as partes que
compõem um poema?
Qual o nome das palavras que
terminam com o mesmo som?
Como são as borboletas no poema?
Ø Jogando
com as palavras: (rimas)
Vamos
brincar com as palavras?
Borboletas
rima com____________________________e
_________________________________________
Brancas
rima com____________________________e
_________________________________________
Amarelas
rima com____________________________e
_________________________________________
pretas
rima com____________________________e
_________________________________________
luz rima
com____________________________e _________________________________________
belas rima
com____________________________e _________________________________________
brancas
rima com____________________________e
_________________________________________
amarelinhas
rima com____________________________e
________________________________________
escuridão
rima com____________________________e
_________________________________________
3º Dia: Ensaio de leitura/ criação artística:
Leitura do
poema no cartaz (solicitarei que as crianças tentem ler) meninos, meninas,
todos;
Na rodinha:
Explorarei o tema: O QUE QUEREMOS APRENDER SOBRE AS BORBOLETAS? O
que são? Como são? Como nascem? Do que se alimentam? Quantas patas
tem? Quais as utilidades das borboletas? (levantando os conhecimentos prévios
das crianças) – construa um pequeno texto com as perguntas (curiosidades)
apresentadas pelas crianças;
Faremos
dobraduras de revistas ( borboletas)
Leitura
oral coletiva do texto no cartaz;
massinha de modelar ou pintura cada
fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto.
Entregarei para as crianças o texto fatiado do poema e
em grupinho pedirei para que eles montem.
4°Dia: Despertando a curiosidade para a
investigação:
Leitura
coletiva do poema (só as crianças);
Reflexão
sobre a palavra: BORBOLETA – Pedir para que as crianças
localizem a palavra borboleta no texto escrito. Observamos a
palavra e sua inicial, sua final, quais as letras intermediárias, quantas
sílabas, quantas letras, qual a primeira sílaba, qual a última sílaba, quais
a sílabas intermediárias (usar a escrita para representar o que estar sendo
trabalhado);
Montagem da
palavra BORBOLETA com as letras móveis (cada criança) apoiando-se na palavra
escrita na lousa;
VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A
transformação da borboleta
5º Dia: Leitura de imagens e observação
das características das borboletas
Ø Contação de história: O nascimento da
borboletinha com utilização de imagens .(vídeos)
Ø Brincando com os dedinhos: entregar canetinhas coloridas
às crianças e solicitarei que elas desenhem (olhinhos, bocas ) nos dedinhos
para representar a lagarta;
Ø Desenhos com tinta guache ,para desenhar as borboletas com as mãos.
6º Dia: Aprofundando o conhecimento e produção
escrita:
Ø Leitura coletiva do poema (com alternância dos
grupos);
Ø Exibição de vídeo: A metamorfose da borboleta;
Ø Discussão na rodinha sobre o que viram no vídeo:
as fases de crescimento da borboleta;
Ø Trabalhar com a identificação de palavras
representando essas fases: OVO – LAGARTA – CASULO – BORBOLETA (escrever as
palavras na lousa e lê-las com as crianças);
7º : Letra da música “A borboleta e a lagarta -
Palavra cantada” e vídeo: ““A borboleta e a lagarta - Palavra
cantada”.
Letra da música
Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar Nhac, nhac, nhac como está com fome Come come come sem parar
Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar Flap, flap, flap cor de violeta Uma flor voando pelo ar
Flap Flap Flap flap Flap
Flap flap
Nhac, nhac, nhac, nhac
Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?
.
Pedirei para os alunos usar a
imaginação, por intermédio da história, irei propor que façam coletivamente, uma
ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
v CONSTRUÇÃO
DE UM BORBOLETÁRIO NA SALA DE AULA
Os alunos irão até ao pé
coqueiro que tem na escola e irão pegar
lagartas,tomando muito cuidado,pois tem lagarta que é perigosa,logo
todos juntos irão construir um borboletário. Irei orientá-los como construir um borboletário.
Farei a leitura de um livro que ensina
os passos de como construir um borboletário.
FILHO, Evoneo
Berti. Borboletas. Editora: FEALQ. Piracicaba, 2010.
Esse livro
"Borboletas” traz informações sobre as fases de desenvolvimento da
borboleta até a fase adulta e sobre as plantas
hospedeiras preferidas das lagartas. Com destaque para as
fotografias dos insetos, o livro está organizado em capítulos por
famílias sa borboletas, informando características biológicas e de
hábito de cada espécie. Além disso, o leitor encontrará todas as informações
de como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano
de manejo sustentado para a criação desses insetos e dúvidas frequentes.
v Registraremos o processo através de fotos.
Após, o registro
conversarei com os alunos sobre a transformação da lagarta. O ciclo de vida
da borboleta passa por uma completa metamorfose, que se realiza em quatro
etapas bem distintas, como ovo, como larva, crisálida e adulta. Depois
do acasalamento a fêmea procura plantas que possuam as condições necessárias
para alimentar as larvas, e deposita seus ovos em cima das folhas. Quando
eclodem os ovos, as larvas ou lagartas saem e comem a casca do próprio ovo,
logo preparam uma espécie de ninho embaixo de uma folha e começam a comer as
partes verdes da planta onde se encontram, não parando de comer, pois
necessitam armazenar energias para o período de hibernação. Quando as
larvas param de comer estão preparadas para sua nova fase, e constroem
um casulo ou crisálida em torno de si, ainda pendurada embaixo da folha,
sendo essa a fase chamada de pupa. O casulo é construído com uma substância
salivar que vai tomando a forma de teia em volta do corpo, e ao entrar em
contato com o ar se torna resistente. Dentro desse casulo se completa a
metamorfose e quando a borboleta está pronta eclode o casulo, espera algum
tempo até que suas asas sequem e está pronta para voar, polinizar as flores,
se acasalar, colocar ovos e dar inicio novamente ao perfeito ciclo da vida.
8º Dia: Contação da história “De
lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem
como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta,
relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência.
v Outra história,farei
a leitura e mostrarei o vídeo.
Era uma
vez… Uma lagarta envergonhada,
Que
pelo chão se rastejava,
E todo
mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
Ninguém,
dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…
Muito
triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se
os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que
em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria,
Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem
coloridas, O casulo deixou,
Alegrando
nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
A feia
e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
Já não
era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
Pois,
não mais se rastejava, Pelo contrário, voava, O céu, enfim, conquistou.
(Vera
Ribeiro Guedes)
Utilizando
a imaginação das crianças por intermédio da história irei propor uma
ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
9º
Dia: Apresentação
da metamorfose das borboletas,na III feira de ciências da escola Joaquim
Moreira Lopes ,os alunos apresentarão para a comunidade tudo os que
aprenderam com a metamorfose das borboletas.
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Os alunos apresentaram na III feira cultural da E.M.Joaquim Moreira
Lopes,a metamorfose das borboletas,mostrando a experiência e tudo que
aprenderam com as atividades propostas.
|
Parabéns Professora!
ResponderExcluirSeu trabalho é maravilhoso."A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose... "
(Rubem Alves)
Muito obrigada você por este elogio! eu amo muito o que faço de paixão, estou sempre buscando novos conhecimento para passar para os meus alunos, para que eles sejam alunos brilhantes e lembrados no futuro.
Excluir