quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PROJETO DA METAMORFOSE DAS BORBOLETAS.

ATIVIDADE DO PACTO.
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MOREIRA LOPES.
PROFESSORA: VERA LUCIA DA SILVA MACHADO.

ANO:1ºC.
         
PROJETO DA METAMORFOSE DAS BORBOLETAS.
Trabalhando com o poema: As borboletas de Vinicius de Moraes.
Projeto - Metamorfose da Borboleta
 PROJETO INTERDISCIPLINAR
DURAÇÃO: 15 dias.                                                  
PERÍODO: Outubro
TODA LAGARTA VIRA BORBOLETA?

OBJETIVOS:
Entender a importância da borboleta para  a natureza.
Compreender a sua relação com o meio;
Perceber o ciclo da vida;
Despertar a curiosidade para a pesquisa e  a observação.
Investigar a vida das borboletas;
Identificar as características e seu o ambiente;
Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente;
Identificar as etapas de transformação de uma borboleta;
Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

 CONTEÚDOS:
Ciências – Insetos (observação da  metamorfose completa).
Português – Texto; relatório; poesia.
Matemática – Tempo; tamanho;  quantidade; peso; variação.
História – Conceitos; características e  curiosidades.
Geografia – Lugares de melhor  reprodução




1º Dia:
·         Desenharei uma borboleta gigante no papel metro e escrever o poema dentro dele;
·         Levarei o cartaz ainda sem ilustrá-lo para a classe;
·         Irei ler o poema em voz alta para as crianças "As Borboletas" de Vinícius de Moraes (várias vezes) chamando à atenção das crianças para a sonoridade das palavras; destacando as rimas;
·         Questionarei com as crianças:
- Qual o título do poema?
- Quem escreveu?
- Fala do que? (levantarei os conhecimentos prévios das crianças sobre as cores do mundo)
- Falarei que se trata de mais um poema de Vinicius de Moraes e que por alguns dias estaremos trabalhando com esse poema. De  (Vinicius de Moraes ,as borboletas).
·         Farei a leitura do poema novamente para as crianças apontando as palavras – distribuirei papéis coloridos para as crianças e solicitarei que usando moldes para que risquem e decorem as suas próprias borboletas para colarmos no cartaz;
2º Dia: Conhecendo a estrutura do poema/Ensaio de leitura e escrita:
- Solicitarei que os alunos leiam novamente a poesia, para tanto os orientarei a lerem da seguinte forma: meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira (irei alternando). Observarei a entonação da voz dos alunos durante a leitura. Chamar à atenção para as rimas.
Questionarei sobre o que eles perceberam no poema:
Como ele está escrito?
Suas frases vão até o final da linha?
Como são chamadas as partes que compõem um poema?
Qual o nome  das palavras que terminam com o mesmo som?
Como são as borboletas no poema?
Ø  Jogando com as palavras: (rimas)

Vamos brincar com as palavras?

Borboletas rima com____________________________e _________________________________________
Brancas rima com____________________________e _________________________________________
Amarelas rima com____________________________e _________________________________________
 pretas rima com____________________________e _________________________________________
luz rima com____________________________e _________________________________________
belas rima com____________________________e _________________________________________
brancas rima com____________________________e _________________________________________
amarelinhas rima com____________________________e ________________________________________
escuridão rima com____________________________e _________________________________________
3º Dia: Ensaio de leitura/ criação artística:
Leitura do poema no cartaz (solicitarei que as crianças tentem ler) meninos, meninas, todos;
Na rodinha: Explorarei o tema: O QUE QUEREMOS APRENDER  SOBRE AS BORBOLETAS? O que são?  Como são? Como nascem? Do que se alimentam? Quantas patas tem? Quais as utilidades das borboletas? (levantando os conhecimentos prévios das crianças) – construa um pequeno texto com as perguntas (curiosidades) apresentadas pelas crianças;
Faremos dobraduras de revistas ( borboletas)
Leitura oral coletiva do texto no cartaz;
massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto.
Entregarei  para as crianças o texto fatiado do poema e em grupinho pedirei para que eles montem.
4°Dia: Despertando a curiosidade para a investigação:
Leitura coletiva do poema (só as crianças);
Reflexão sobre a palavra: BORBOLETA – Pedir para que as crianças localizem  a palavra borboleta no texto escrito. Observamos a palavra e sua inicial, sua final, quais as letras intermediárias, quantas sílabas, quantas letras, qual a primeira sílaba, qual a última sílaba, quais a sílabas intermediárias (usar a escrita para representar o que estar sendo trabalhado);
Montagem da palavra BORBOLETA com as letras móveis (cada criança) apoiando-se na palavra escrita na lousa;
VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta

5º Dia: Leitura de imagens e observação das características das borboletas
Ø  Contação de história: O nascimento da borboletinha com utilização de imagens .(vídeos)
Ø  Brincando com os dedinhos: entregar canetinhas coloridas às crianças e solicitarei que elas desenhem (olhinhos, bocas ) nos dedinhos para representar a lagarta;
Ø  Desenhos com tinta guache ,para desenhar as borboletas com as mãos.

6º Dia: Aprofundando o conhecimento e produção escrita:
Ø  Leitura coletiva do poema (com alternância dos grupos);
Ø  Exibição de vídeo: A metamorfose da borboleta;
Ø  Discussão na rodinha sobre o que viram no vídeo: as fases de crescimento da borboleta;
Ø     Trabalhar com a identificação de palavras representando essas fases: OVO – LAGARTA – CASULO – BORBOLETA (escrever as palavras na lousa e lê-las com as crianças); 

 7º : Letra da música “A borboleta e a lagarta - Palavra cantada” e vídeo: ““A borboleta e a lagarta - Palavra cantada”.
Letra da música
Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar
Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Flap Flap Flap flap Flap Flap flap               
Nhac, nhac, nhac, nhac
Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?
.
  Pedirei para os alunos usar a  imaginação, por intermédio da história, irei propor que façam coletivamente, uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.    

v  CONSTRUÇÃO DE UM BORBOLETÁRIO NA SALA DE AULA
Os alunos irão  até ao pé coqueiro que tem na escola e irão pegar  lagartas,tomando muito cuidado,pois tem lagarta que é perigosa,logo todos juntos irão construir um borboletário. Irei  orientá-los como construir um borboletário. Farei a leitura de um livro que  ensina os passos de como construir um borboletário.
             FILHO, Evoneo Berti. Borboletas. Editora: FEALQ. Piracicaba, 2010.
         Esse livro "Borboletas” traz informações sobre as fases de desenvolvimento da borboleta até a fase adulta e sobre as plantas hospedeiras preferidas das lagartas. Com destaque para as fotografias dos insetos, o livro está organizado em capítulos por famílias sa borboletas, informando características biológicas e de hábito de cada espécie. Além disso, o leitor encontrará todas as informações de como organizar um borboletário, normas e leis do Ibama, diretrizes do plano de manejo sustentado para a criação desses insetos e dúvidas frequentes.


v  Registraremos o processo através de fotos.
Após, o registro conversarei com os alunos sobre a transformação da lagarta. O ciclo de vida da borboleta passa por uma completa metamorfose, que se realiza em quatro etapas bem distintas, como ovo, como larva, crisálida e adulta. Depois do acasalamento a fêmea procura plantas que possuam as condições necessárias para alimentar as larvas, e deposita seus ovos em cima das folhas. Quando eclodem os ovos, as larvas ou lagartas saem e comem a casca do próprio ovo, logo preparam uma espécie de ninho embaixo de uma folha e começam a comer as partes verdes da planta onde se encontram, não parando de comer, pois necessitam armazenar energias para o período de hibernação. Quando as larvas param de comer estão preparadas para sua nova fase, e constroem um casulo ou crisálida em torno de si, ainda pendurada embaixo da folha, sendo essa a fase chamada de pupa. O casulo é construído com uma substância salivar que vai tomando a forma de teia em volta do corpo, e ao entrar em contato com o ar se torna resistente. Dentro desse casulo se completa a metamorfose e quando a borboleta está pronta eclode o casulo, espera algum tempo até que suas asas sequem e está pronta para voar, polinizar as flores, se acasalar, colocar ovos e dar inicio novamente ao perfeito ciclo da vida.
 8º Dia:   Contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência.

v  Outra história,farei a leitura e mostrarei o vídeo.
Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada, Feia e maltratada!
 Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela, assustava. Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida, aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria. E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,
Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de graça, E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava, O céu, enfim, conquistou.
 (Vera Ribeiro Guedes)
Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história irei propor uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.  
 9º Dia:  Apresentação da metamorfose das borboletas,na III feira de ciências da escola Joaquim Moreira Lopes ,os alunos apresentarão para a comunidade tudo os que aprenderam com a metamorfose das borboletas.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Os alunos apresentaram na III feira cultural da E.M.Joaquim Moreira Lopes,a metamorfose das borboletas,mostrando a experiência e tudo que aprenderam com as atividades propostas.












    




2 comentários:

  1. Parabéns Professora!
    Seu trabalho é maravilhoso."A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose... "
    (Rubem Alves)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada você por este elogio! eu amo muito o que faço de paixão, estou sempre buscando novos conhecimento para passar para os meus alunos, para que eles sejam alunos brilhantes e lembrados no futuro.

      Excluir