quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROFESSORA:VERA LUCIA DA SILVA MACHADO.

ANO:1ºC

ESCOLA: E.M.JOAQUIM MOREIRA LOPES.

PROJETO DA SEMANA DO TRÂNSITO.


           JUSTIFICATIVA:
Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas em nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigir ofensiva e arriscada a família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras de trânsito;

Despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito;

Orientar-se no trânsito através das sinaleiras, faixa de segurança e placas;

Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestra com o agente de trânsito;

Expressar o entendimento sobre as regras de trânsito trabalhadas no planejamento, durante a semana do trânsito, em campanha de conscientização dos motoristas (blitz no trânsito e panfletagem);

Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Orientar as crianças para os cuidados no trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.

METODOLOGIA:

  Iniciarei a aula com a rotina do dia, a professora fará uma leitura do livro do acervo (pode – não pode),logo farei um dialogo com os alunos  sobre o trânsito,perguntando:Se os alunos conhecem as principais regras de trânsito adotadas no Brasil,  se compreendem a importância do respeito às regras de trânsito para o convívio social,se conhecem as funções das placas e dos semáforos etc...,no meio do diálogo conversarei com eles sobre o movimento de veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais. Para isso, levarei  imagens de cenas de trânsito: estradas ou ruas; ressaltando sempre a necessidade do conhecimento e cumprimento das regras, leis e sinais para organização do trânsito e evitar acidentes; destacando as pessoas que fazem parte do trânsito: ciclistas, motociclistas, motoristas  e pedestres.Farei uma leitura do livro do acervo do pacto( mão e contramão), iremos cantar a músicas do trânsito (cd de educação para o trânsito!!),e a música da Xuxa (Atravessar a Rua (xuxa-Só para Baixinhos ),logo irei mostrar vídeos de como devemos nos comportar no trânsito, ao término da exibição, abrirei espaço aos alunos para que comentem a respeito dos aspectos abordados no vídeo, questionando também sobre o que significa para eles a frase: “Trânsito - Você também é responsável!” .Em seguida, perguntarei: Vocês acham que a educação para o trânsito deve começar em casa? Após ouvir as opiniões da turma, farei um dialogo de forma crítica com os alunos.dando continuidade, para sensibilizar a comunidade escolar a respeito da importância de se tratar este tema em casa e na escola.Atividades xerocadas do trânsito.Mostrarei uma imagem e perguntarei às crianças se elas sabem do que se trata,Observem a imagem abaixo e digam do que se lembram,assim Incentivando as crianças a falar de suas vivências na faixa de pedestre.
 Sala de STE,OS os alunos irão jogar jogos do trânsito.(smartkids).

Combinarei com as crianças a organização de uma brincadeira de trânsito. Para isso, a turma confeccionaram os carrinhos na sala de aula em grupo. Para a confecção dos carros,solicitarei aos pais, caixas de papelão. Para a construção dos carros, cortaremos parte do fundo da caixa e pintaremos a caixa na cor de preferência de cada um. Depois, entregarei a cada criança um retângulo para confecção das placa,levarei um modelo de placa a ser seguido – primeiramente, as letras, e depois, os números. Cada uma escolherá seu conjunto de letras e números. Distribuirei as rodas e os faróis dos carros para as crianças “trabalharei na linha de montagem, logo realizarei  atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, e expressões artísticas sobre o “Trânsito,os alunos irão usar coletes para representar os semáforos. Levarei os alunos juntamente com a professora para fazer um Circuito feito na quadra da escola com as placas de trânsitos, carrinhos feitos de caixas de papelão, cartazes com escritas dos cuidados que devemos ter no trânsito, bicicletas dos alunos para simulação de como tem que andar na rua, logo após a simulação na quadra da escola fomos fazer a simulação nas ruas, (com a autorização dos pais) em volta da escola, observando quais as placas que tem, sinais de trânsito etc. O que está faltando para o trânsito ficar mais seguro em volta da escola.

CULMINÂNCIA:
Os alunos  realizarão  atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre o “Trânsito. Logo levarei os alunos juntamente com a professora fará um Circuito feito na quadra da escola com as placas de trânsitos, carrinhos feitos de caixas de papelão, cartazes com escritas dos cuidados que devemos ter no trânsito,bicicletas dos alunos para simulação de como tem que andar na rua,
desenharei na quadra uma via de automóveis que possa ter uma faixa de pedestres. Com isso as crianças vivenciam, no faz de conta, o respeito ao pedestre e a importância de utilizar a faixa de travessia para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes, após a simulação na quadra da escola fomos fazer a simulação nas ruas ( com a autorização dos pais) em volta da escola,observando quais as placas que tem,sinais de trânsito etc.O que está faltando para o trânsito ficar mais seguro em volta da escola.

FOTOS DO PROJETO:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário