domingo, 6 de outubro de 2013

Sequência didática - TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS – TEMA “FESTA JUNINA”.

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE LOURDES FRAGELLI – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 
PROFESSORA: SHEILA WEIVERBERG.

RECEITA
 ·         Conversa sobre o que é uma receita, o que faz parte de uma receita, o que não pode falta em uma receitas, características do gênero texto instrucional etc.
·         Receitas da festa junina: Conversa de quais alimentos fazem parte da festa junina, o que gostam de comer na festa junina, o que não gostam etc.
·         Apresentação da receita de CRI-CRI e de PIPOCA

RECEITA DE CRI-CRI

Ingredientes:
2 copos de amendoins crus
2 copos de açúcar cristal
1 copos de água
1 pitada de bicarbonato

Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes em uma panela, colocar no fogo, mexer em fogo alto sem parar, retirar do fogo assim que começar estalar.




RECEITA DE PIPOCA
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara (100 g) de milho para pipoca
1/2 colher (chá) de sal ou a gosto
Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes na pipoqueira sob fogo baixo, mexer a pipoqueira sem parar até as pipocas pararem de estourar.

         
Trabalho com os ingredientes das receitas, as quantidades, o que vai em cada receita, etc.
    Preparação das duas receitas com os alunos, experimentação das receitas.

Produção de cartazes das receitas.

CONVITE
·         Apresentação de modelos variados de convites aos alunos.
·         Exploração dos convites, os elementos do convite, por exemplo, dia, hora, local, etc.
·         Caracterização do que é um convite.
·         Elaboração de um convite da festa junina.



POEMA
·         Leitura do poema:
·         Caracterização do gênero poema.
·         Interpretação do poema, comentário, perguntas dirigidas:
Vocês gostaram do poema que lemos? Sobre o que ela fala?
·         Entrega de uma cópia do poema para cada aluno, identificar palavras no poema, circular essas palavras, por exemplo, circular BALÃO entre outras, realizar a leitura dessas palavras.
·         Ilustrar o poema, apresentar para a turma o desenho.
·         Produção do cartaz do poema, a professora é a escriba e os alunos vão ditando.
      Trabalhar com gêneros textuais permite a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.


"Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

3 comentários: