ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE LOURDES FRAGELLI – 1º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFESSORA: SHEILA WEIVERBERG.
RECEITA
·
Conversa sobre o que é uma receita, o
que faz parte de uma receita, o que não pode falta em uma receitas,
características do gênero texto instrucional etc.
·
Receitas da festa junina: Conversa de
quais alimentos fazem parte da festa junina, o que gostam de comer na festa
junina, o que não gostam etc.
·
Apresentação da receita de CRI-CRI e de
PIPOCA
RECEITA DE
CRI-CRI
Ingredientes:
2
copos de amendoins crus
2
copos de açúcar cristal
1
copos de água
1
pitada de bicarbonato
Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes em uma
panela, colocar no fogo, mexer em fogo alto sem parar, retirar do fogo assim
que começar estalar.
RECEITA DE PIPOCA
Ingredientes:
4
colheres (sopa) de óleo
3
colheres (sopa) de margarina
1/2
xícara (100 g) de milho para pipoca
1/2
colher (chá) de sal ou a gosto
Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes na
pipoqueira sob fogo baixo, mexer a pipoqueira sem parar até as pipocas pararem
de estourar.
Trabalho com os ingredientes das
receitas, as quantidades, o que vai em cada receita, etc.
Preparação das duas receitas com os
alunos, experimentação das receitas.
Produção de cartazes das receitas.
CONVITE
·
Apresentação de modelos variados de
convites aos alunos.
·
Exploração dos convites, os elementos do
convite, por exemplo, dia, hora, local, etc.
·
Caracterização do que é um convite.
·
Elaboração de um convite da festa junina.
POEMA
·
Leitura do poema:
·
Caracterização do gênero poema.
·
Interpretação do poema, comentário,
perguntas dirigidas:
Vocês
gostaram do poema que lemos? Sobre o que ela fala?
·
Entrega de uma cópia do poema para cada
aluno, identificar palavras no poema, circular essas palavras, por exemplo,
circular BALÃO entre outras, realizar a leitura dessas
palavras.
·
Ilustrar o poema, apresentar para a
turma o desenho.
·
Produção do cartaz do poema, a
professora é a escriba e os alunos vão ditando.
Trabalhar com gêneros textuais permite a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
"Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
LIndo trabalho!
ResponderExcluirMuito lindo o trabalho que vocês fazem, é muito encantador.
ResponderExcluirParabéns professora!
ResponderExcluir