sábado, 16 de novembro de 2013

PROJETO DO LIXO:REDUZIR,RECICLAR E REUTILIZAR.
PROFESSORA: VERA LUCIA DA SIVA MACHADO.
ANO:1º ANO C
ESCOLA;E.M.JOAQUIM MOREIRA LOPES.



PROBLEMÁTICA;

De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.


 JUSTIFICATIVA:

O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.


 
OBJETIVO GERAL:

Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Conhecer o lixo que fabricamos;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
• Explorar os materiais recicláveis;
• Relacionar lixo com a natureza;
• Adquirir conhecimento referente a materiais recicláveis;
• Incentivar a separação do lixo;
• Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
• Estimular o ato criativo através de materiais recicláveis;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel)
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam  pelo chão;
• Estimular a separação de materiais recicláveis;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;


 
PROCEDIMENTOS:
Fizemos uma roda de conversas sobre os lixos .Apresentei um gráficos sobre a quantidade de lixo produzidos diariamente, mensalmente e anualmente pelas pessoas.
Fiz a contação da história do livro “NÃO AFUNDE NO LIXO”da autora Nilce Bechara,esse livro conta a historia de Zeca e seu cachorro que saem as  ruas no dia mundial do Meio Ambiente para dar uma lição de cidadania nos moradores do seu bairro.As crianças fizeram um registro  em forma de ilustração do livro,sobre a compreensão da história   e na oralidade fiz o questionamento do livro com a participação dos alunos.

Roda de conversa sobre:
Qual a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente?
Qual a diferença entre reciclar, reduzir e reutilizar?
REDUZIR o volume de lixo produzido;
REUTILIZAR tudo o que for possível, em vez de jogar fora;
RECICLAR os materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos.
Apresentação no multimídia do vídeo da turma da Mônica (EM UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA)
Fomos para sala de tecnologia onde os alunos jogaram no (site SMARTIKDS coleta seletiva),logo confeccionamos um gráfico sobre as decomposições do lixo,quantos meses ou anos um lixo demora para se decompor?.
Fizemos dobradura do barquinho que apareceu na história e depois eles assistiram um vídeos de um filme (LORAX),fizemos o dialogo do filme  e reconto através de desenhos ,e quem já conseguia produzir texto, fez através da escrita.
 Leitura da revista Ze Quest - História em Quadrinhos - Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Formação de frases,para escrever em uma cartolina sobre a conscientização de se jogar lixo no lixo!,o cartaz foi exposto na escola.
Leitura feita pela professora do livro do acervo do pacto ( SE O LIXO FALASSE DO AUTOR FERNANDO CARRARO), Era uma pequena cidade onde ninguém se importava com o lixo. A população sofria as consequências de um lixo malcuidado. Mas, um dia... Pedrinho teve a impressão de que alguns objetos que estavam no lixo falaram com ele. De início achou que fosse a sua imaginação. Mas depois...Pedrinho juntou-se com sua irmã, Duda, e com alguns colegas da escola. Unidos, fizeram grandes modificações na cidade. Coisas que não são difíceis para um grupo de alunos conscientes e com espírito de equipe.

Leitura coletiva entre os alunos do livro ( O GIGANTE MONSTRUOSO DO LIXO DA AUTORA PATRICIA ENGEL SECCO).
Pra reutilização do lixo confeccionamos carrinhos com caixinhas de leite e tampinhas de garrafas.


CULMINÂNCIA:
Fizemos confecção de coletes da patrulha ambiental na escola,e também confeccionamos Caixas da coleta seletiva com cores e nomes( plástico,metal,papel,vidro e orgânico),esse trabalho foi feito até o termino do projeto,onde as crianças saíram antes do recreio para observarem com o pátio estava limpinho e após ao intervalo saíram 5 alunos da patrulha ambiental  para fazerem a limpeza no pátio da escola,e perceberem a diferença do antes e do depois do intervalo e conscientizar através disso que os alunos maiores , que  eles vejam que  os pequenos estão juntando o lixo que eles jogaram no chão e ter a consciência de não jogar mais  lixo no chão.

Acredito que os alunos do 1º ano “C”, sonham com um
 mundo melhor: meio ambiente preservado, todo o lixo
 reciclado,  os seres vivos salvos e contentes
 e finalmente  cidadãos mais conscientes!!!”     

fotos do projeto:





















.



Nenhum comentário:

Postar um comentário