PROJETO
DO LIXO:REDUZIR,RECICLAR E REUTILIZAR.
PROFESSORA:
VERA LUCIA DA SIVA MACHADO.
ANO:1º
ANO C
ESCOLA;E.M.JOAQUIM
MOREIRA LOPES.
PROBLEMÁTICA;
De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.
JUSTIFICATIVA:
O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.
OBJETIVO GERAL:
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer o lixo que fabricamos;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
• Explorar os materiais recicláveis;
• Relacionar lixo com a natureza;
• Adquirir conhecimento referente a materiais recicláveis;
• Incentivar a separação do lixo;
• Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
• Estimular o ato criativo através de materiais recicláveis;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel)
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam pelo chão;
• Estimular a separação de materiais recicláveis;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;
PROCEDIMENTOS:
Fizemos
uma roda de conversas sobre os lixos .Apresentei um gráficos sobre a quantidade
de lixo produzidos diariamente, mensalmente e anualmente pelas pessoas.
Fiz
a contação da história do livro “NÃO AFUNDE NO LIXO”da autora Nilce Bechara,esse
livro conta a historia de Zeca e seu cachorro que saem as ruas no dia mundial do Meio Ambiente para dar
uma lição de cidadania nos moradores do seu bairro.As crianças fizeram um
registro em forma de ilustração do
livro,sobre a compreensão da história e
na oralidade fiz o questionamento do livro com a participação dos alunos.
Roda
de conversa sobre:
Qual a importância da
reciclagem do lixo para o meio ambiente?
Qual a diferença entre
reciclar, reduzir e reutilizar?
REDUZIR o
volume de lixo produzido;
REUTILIZAR tudo
o que for possível, em vez de jogar fora;
RECICLAR os
materiais, isto é, utilizá-los novamente para fabricar outros produtos.
Apresentação no multimídia do vídeo da turma da
Mônica (EM UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA)
Fomos
para sala de tecnologia onde os alunos jogaram no (site SMARTIKDS coleta
seletiva),logo confeccionamos um gráfico sobre as decomposições do lixo,quantos
meses ou anos um lixo demora para se decompor?.
Fizemos
dobradura do barquinho que apareceu na história e depois eles assistiram um
vídeos de um filme (LORAX),fizemos o dialogo do filme e reconto através de desenhos ,e quem já
conseguia produzir texto, fez através da escrita.
Leitura da revista Ze Quest - História em Quadrinhos
- Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Formação de
frases,para escrever em uma cartolina sobre a conscientização de se jogar lixo
no lixo!,o cartaz foi exposto na escola.
Leitura feita pela
professora do livro do acervo do pacto ( SE O LIXO FALASSE DO AUTOR FERNANDO
CARRARO), Era uma pequena cidade onde ninguém se importava
com o lixo. A população sofria as consequências de um lixo malcuidado. Mas, um
dia... Pedrinho teve a impressão de que alguns objetos que estavam no lixo
falaram com ele. De início achou que fosse a sua imaginação. Mas
depois...Pedrinho juntou-se com sua irmã, Duda, e com alguns colegas da escola.
Unidos, fizeram grandes modificações na cidade. Coisas que não são difíceis
para um grupo de alunos conscientes e com espírito de equipe.
Leitura coletiva entre os alunos do
livro ( O GIGANTE MONSTRUOSO DO LIXO DA AUTORA PATRICIA ENGEL SECCO).
Pra reutilização do lixo confeccionamos
carrinhos com caixinhas de leite e tampinhas de garrafas.
CULMINÂNCIA:
Fizemos confecção de coletes da patrulha
ambiental na escola,e também confeccionamos Caixas da coleta seletiva com cores
e nomes( plástico,metal,papel,vidro e orgânico),esse trabalho foi feito até o
termino do projeto,onde as crianças saíram antes do recreio para observarem com
o pátio estava limpinho e após ao intervalo saíram 5 alunos da patrulha
ambiental para fazerem a limpeza no
pátio da escola,e perceberem a diferença do antes e do depois do intervalo e
conscientizar através disso que os alunos maiores , que eles vejam que os pequenos estão juntando o lixo que eles jogaram
no chão e ter a consciência de não jogar mais lixo no chão.
“Acredito que os alunos do 1º ano “C”,
sonham com um
mundo
melhor: meio ambiente preservado, todo o lixo
reciclado, os seres vivos salvos e
contentes
e
finalmente cidadãos mais conscientes!!!”
fotos do projeto:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário