domingo, 3 de novembro de 2013

PROJETO DE LEITURA.
PROFESSORA: MARLI BATISTA COSTA.
ESCOLA: JOAQUIM MOREIRA LOPES.
ANO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

JUSTIFICATIVA
  Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente
familiar, apresentando, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se, então, necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando , assim melhorando o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura.

OBJETIVO GERAL
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar.Visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino aprendizagem e o desenvolvimento sócio cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 •Incrementar a leitura no âmbito escolar;
•Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem;
•Enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global;
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
•Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando a visão de mundo;
•Auxiliar o aluno no processo de construção da sua identidade e na formação de valores próprios;
 •Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes;
•Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar, analisar...

 DURAÇÃO:
Vale salientar que o projeto foi reiniciado logo no inicio do ano, e reinventado para todo o ano letivo.

Metodologia:
Os alunos dentro da sala de aula tiveram contato com vários gêneros textuais, para conhecer e diferenciar os tipos leitura existentes, começamos com leitura  dos livros dos acervo do pacto de alfabetização,gibis,revistas,jornais,por mais que tenha alguns ainda que não saibam ler,pelo menos eles tem o contato para ir aprendendo.Depois eles fizeram ilustração das leituras,produção textual e explicação do seu entendimento para os colegas.

Culminância;

Levarei os alunos para fora da sala de aula, onde de baixo de um pé de árvore, montei um cantinho da leitura diferenciado, para ficar uma leitura gostosa e prazerosa, ao ar livre, pendurei barbantes na árvore onde foram colocados os livros, coloquei um tapete no chão para os alunos se sentirem a vontade para ler. Os alunos colhiam da árvore o livro que queriam ler, deitava ou se sentava no tapete, como ele se sentisse melhor, para fazer a sua leitura.






fotos do projeto:

Um comentário:

  1. Parabéns professora!
    É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.
    Alceu Amoroso Lima

    ResponderExcluir