PROJETO DE LEITURA.
PROFESSORA: MARLI BATISTA COSTA.
ESCOLA: JOAQUIM MOREIRA LOPES.
ANO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
JUSTIFICATIVA
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a
leitura em seu ambiente
familiar,
apresentando, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa
carência, faz-se, então, necessário a realização de um trabalho que desperte o
gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e
à realização individual do educando , assim melhorando o desempenho dos alunos
em todas as disciplinas através da leitura.
OBJETIVO
GERAL
Despertar,
incentivar e promover a leitura no âmbito escolar.Visando a formação do caráter
no educando, a melhor qualidade ensino aprendizagem e o desenvolvimento sócio cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Incrementar a leitura
no âmbito escolar;
•Acrescentar
ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no
processo de aprendizagem;
•Enriquecer
o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global;
Desenvolver
as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
•Compreender
a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica,
reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando a visão de mundo;
•Auxiliar
o aluno no processo de construção da sua identidade e na formação de valores
próprios;
•Contribuir para a formação de leitores
autônomos e competentes;
•Propor
atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir,
comparar opiniões, confrontar, analisar...
DURAÇÃO:
Vale
salientar que o projeto foi reiniciado logo no inicio do ano, e reinventado
para todo o ano letivo.
Metodologia:
Os
alunos dentro da sala de aula tiveram contato com vários gêneros textuais, para conhecer
e diferenciar os tipos leitura existentes, começamos com leitura dos livros dos acervo do pacto de
alfabetização,gibis,revistas,jornais,por mais que tenha alguns ainda que não
saibam ler,pelo menos eles tem o contato para ir aprendendo.Depois eles fizeram
ilustração das leituras,produção textual e explicação do seu entendimento para
os colegas.
Culminância;
Levarei
os alunos para fora da sala de aula, onde de baixo de um pé de árvore, montei
um cantinho da leitura diferenciado, para ficar uma leitura gostosa e prazerosa,
ao ar livre, pendurei barbantes na árvore onde foram colocados os livros, coloquei
um tapete no chão para os alunos se sentirem a vontade para ler. Os alunos
colhiam da árvore o livro que queriam ler, deitava ou se sentava no tapete, como
ele se sentisse melhor, para fazer a sua leitura.
fotos do projeto:
Parabéns professora!
ResponderExcluirÉ preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.
Alceu Amoroso Lima