Projeto
da semana da independência do Brasil.
Professora:
Vera Lucia Da Silva Machado
Ano:
1º C
Escola:
Joaquim Moreira Lopes.
NOSSA PÁTRIA
Justificativa:
O sentimento de amor à Pátria deve ser despertado
em todos os cidadãos, inclusive nos servos do Senhor Jesus. Nada melhor que
aproveitar o “Dia da Pátria” para incentivarmos este amor: “amar o Brasil a tal
ponto que não poupemos esforços até ganharmos nossa pátria querida para
Cristo”.
Objetivos:
Ø
Valorizar
a Pátria
Ø
Proporcionar
situações de brincadeiras diversas.
Ø
Desenvolver a
linguagem oral e corporal.
Ø
Incentivar
o amor à Pátria;
v Metodologia:
Ø No
primeiro momento, contarei para as crianças a história da independência do
Brasil.
História da Independência do Brasil.
Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma ideia.
- Alteza escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana.
Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma ideia.
- Alteza escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana.
NO segundo
momento farei um diálogo sobre a
história e lhe apresentarei uma Música de Rogério Azevedo ( um tal de dom
Pedro).
Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
No seu cavalo à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!
Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com seu chapéu à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!
Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com sua espada à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!
Viva D. Pedro, viva o Brasil!
Atividades da pátria, para os alunos fazerem em grupos.
3º momento; explorarei
as imagens e farei a leitura do livro Chapéu de papel.
Em seguida confeccionaremos chapéu e espadas juntamente com os
alunos. Assistiremos
no multimídia /Marcha Soldado ( do Cd da galinha pintadinha) ,logo todos
brincarão e se divertirão cantando e marchando pelo pátio da escola.
Marcha Soldado
Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode acode acode
A bandeira nacional.
ü Tiras da
letra da musica marcha soldado para eles recortarem e montarem na sua ordem
certa.
4º MOMENTO: Trabalharei coma as cores da bandeiras e suas formas geométricas .Irei apresentar para eles a bandeira do Brasil que tem na escola,lodo explicarei o significado de cada cor e pedirei para eles carimbarem com as suas mãozinhas co tinta guache, nas formas e cores certas da bandeira do Brasil. Logo trabalharemos com o calendário do mês de setembro destacando o feriado dia 7 e já trabalhando os números de 0 até 30,dias da semana,em que dia irá cair o dia 7 de setembro etc.
As Cores Bandeira do Brasil:
|
A cor Verde simboliza as matas,
florestas.
|
|
A cor Amarelo simboliza o ouro e as
riquezas.
|
|
A cor Azul simboliza o céu.
|
|
O Branco simboliza a paz.
|
5 º momento:Sala de STE,jogos sobre a independência do Brasil no site (
educar para crescer e smartkids). Logo voltaremos para sala onde a professora fará a leitura do livro do
acervo do pacto ( uma viagem ao espaço),
a história deste livro é em quadrinhos,onde irá explorar vários sólidos
geométricos.
6º momento:Vídeo
no multimídia do (Soldadinho de chumbo),do balão mágico. E dramatização da
música. Soldadinho
de Chumbo
A
Turma do Balão Mágico
Tem
um soldadinho de chumbo
Que vive chorando
Não sabe nadar
Ele não se toca
Que no mundo
Soldado de chumbo
Não vai flutuar
Que vive chorando
Não sabe nadar
Ele não se toca
Que no mundo
Soldado de chumbo
Não vai flutuar
Anda c'uma cara tão triste
Coitado insiste
Que pode nadar
Nosso soldadinho
Vai bem fundo
Mas fica no fundo
No fundo do mar
Coitado insiste
Que pode nadar
Nosso soldadinho
Vai bem fundo
Mas fica no fundo
No fundo do mar
Coração,
coração de ouro
Faz de conta que o navio vai chegar
Coração, coração de ouro
Fica frio que nós vamos te salvar
Faz de conta que o navio vai chegar
Coração, coração de ouro
Fica frio que nós vamos te salvar
Sabe
que a gente te ama
Você tem coragem
E tem coração
Fica mais na tua
Não reclama
A gente não voa
E inventa balão
Você tem coragem
E tem coração
Fica mais na tua
Não reclama
A gente não voa
E inventa balão
Isso! Soldadinho de
chumbo
To vendo um sorriso
Em volta do olhar
Pode acreditar que nesse mundo
No fundo
Precisa aprender a brincar
To vendo um sorriso
Em volta do olhar
Pode acreditar que nesse mundo
No fundo
Precisa aprender a brincar
7º momento: Dramatização da história da independência, e quebra cabeça
da bandeira do Brasil.Leitura do livro
do acervo ( quem ganhou o jogo da autor: Ricardo Dreguer),este livro explora
adição e a subtração,conta a história de um cadeirante que sonha em jogar
bola...
8º momento:Atividades complementares dos conteúdos propostos.
CULMINÂNCIA: Os alunos
apresentarão um jogral da independência do Brasil, para os alunos da escola.
Fotos do projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário