domingo, 17 de novembro de 2013

Projeto Festa Junina

PROJETO: Brincando e Aprendendo no Arraiá
                  
            

   Professora: Debora Dornelles Ferreira
   Escola: Municipal Adroaldo da Cruz
   Ano: 1º do ensino fundamental
   Duração: uma semana letiva
   Área de conhecimento: 
   História e Geografia, Linguagem oral e escrita,Artes,Ciências,Matemática e Ed.Física.
   Projeto interdisciplinar
            JUSTIFICATIVA:
     Estamos no mês de junho e começam as comemorações das festas juninas.Ensaiar  a quadrilha, danças típicas e enfeitar a escola...
    Chega o dia da festa e proto! O que fica disso para as crianças?Qual o significado
 dos festejos juninos?
    A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades 
  interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos  de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outro.
   A escola tem papel importante na valorização das tradições,portanto este projeto
  integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante uma semana do mês de junho. 
                 CONTEÚDOS:
 .Linguagem oral,leitura e escrita;
 .Ampliar o vocabulário
 .Produção textual;
 .música típica:pula a fogueira,cai cai balão,capelinha de melão;
 .receitas típicas;
 .alfabeto;
 .texto instrucional;
 .palavras que termina com mesmo som;
 .brincadeiras tradicionais na festa junina:pescaria,argola,corrida do saco,
 ovo na colher e outras que os alunos deverá pesquisar com seus pais.
 .receita e quantidade de ingredientes(medidas)
 .contagem,escrita de números;
 .forma geométricas(bandeirinhas);
 .alimentação:pratos  e bebidas tradicionais.
            OBJETIVO GERAL:
 Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração,socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas,brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos,popular,social e cultural;
           OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Conhecer a origem e as características das festas juninas 
 Admirar e respeitar  trabalho do homem do campo 
 Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
 Ouvir  com interesse as informações trazidas pelos colegas 
 Valorizar a tradição das festas juninas 
 Socializar com a comunidade escolar e familiar 
 Desenvolver a linguagem oral  e escrita 
  Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
 Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades 
 Incentivar o gosto pela culinária junina
 Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras 
 Promover a Festa Junina da nossa escola.
           RECURSOS DIDÁTICOS:
 Cartazes;papel manilha; sulfite; cola;tinta guache;lápis de cor; e.v.a;
 tesoura;crepom; alfabeto móvel;aparelho de som;cartolina;fita adesiva;pincel.
          DESENVOLVIMENTO: 
   Conversa inicial motivadora com os alunos sobre as Festas Juninas, deixando-os exporem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
  Atividades desenvolvidas de forma coletiva e individual com a  interação professor e aluno durante as atividades propostas.
 Leitura de texto informativo sobre festas juninas e conversa informal com os alunos,
 informando-os sobre a data comemorativa do mês de junho que iriamos trabalhar falando sobre tudo que compõe está festa: símbolos,comidas,trajes típicos, músicas, daças e brincadeiras.
 Montagem de painéis juninos para enfeitar a escola, bandeirinhas, balões.Leitura de músicas,receitas e regras de brincadeiras.
 Confecção de cartaz ilustrado da receita: "PÉ DE MOLEQUE"
 Apresentar a receita para os alunos e explicar a estrutura do gênero receita;
 Produção textual através de desenho da receita no caderno;
 Preparar em casa a receita e levar para comer com os alunos na sala de aula.
 Atividades matemáticas:contagem,forma geométrica,quantidade.
 Músicas;
 Colagem;
 Recortes;
 Brincadeiras juninas(corrida do saco,ovo na colher e outras brincadeiras com a ajuda dos professores  de Horticultura e Ed. Física )
 Desenhos para pinturas e colagens;
 Comidas típicas;
 Elaborar listas do que tem nas festas juninas;
 Copiar o texto palavras que termina com mesmo som;
 Escrever o nome das brincadeiras,comidas e enfeites da festa junina com 
 alfabeto móvel.

          FINALIZAÇÃO:
 O Projeto será  finalizado com a realização da festa junina com músicas sertanejas,
 quadrilhas, comidas típicas.
         AVALIAÇÃO:
 A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e 
 coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento
 do projeto.









Brincadeiras na quadra da escola 



 


 

Cantinho da Leitura: Ambiente alfabetizador-Promovendo o gosto e prazer pela leitura.












Nenhum comentário:

Postar um comentário